terça-feira, 20 de agosto de 2013

O tolo & Um amigo

Um amigo, que prefiro não revelar o nome, me mostrou como a vida é feita de altos e baixos. No último domingo, eu estava nesta situação: sentia-me mais baixo que os mais profundos e imundos esgotos. Este meu amigo fez com que eu me reerguesse e encontrasse uma saída. Difícil, mas consegui sair do labirinto no qual encontrava-me.

Cheguei a me comparar com a Macabéa, de Clarice Lispector. Sabe aquela passagem que o voraz Olímpico compara a pobre personagem a um cabelo na sopa? Sentia-me assim. Não sei exatamente o que me levou a sentir este asco por mim mesmo. Só sei que parte do meu domingo estava praticamente no lixo. Coberto por uma lama escura, nojenta e totalmente destituído de amor próprio.

No sábado, acabei quebrando uma promessa que fiz. Prometi para mim mesmo não me relacionar com alguém que me fez chorar. Lágrimas que não consigo esquecer. E a ferida aberta em em meu coração? Ah! Esta sim expelia secreções sentimentais por todos os lados. Não que aquela noite ficou estigmatizada como ''ruim'', ''péssima'', digna de um esquecimento. Longe disso. Aquela noite tornou-se inesquecível, porque eu pude, mais uma vez, desafiar este ego que insiste em me humilhar. Sentia-me bem. Até que reencontrei aquele que me fez chorar. Lembrei de todos os sofrimentos passados, mas consegui manter a minha pose. O meu amigo me acompanhou nesta encenação. Fez com que eu esquecesse aquele momento estarrecedor, de puro lirismo e totalmente duvidoso.

Eu me sentia confuso. Quando trocamos olhares, pude perceber que ele tentava se aproximar de mim. Exigia perdão, afeto, um recomeço. Eu o ouvia. Aquilo me comoveu. Nunca ele tinha expressado tanta verossimilhança em um discurso tão contundente. Mas fui forte. Disse tudo que eu tinha vontade. Aquilo que se encontrava engasgado fluiu como uma represa que acaba de rebentar suas fortes paredes. Meu amigo encontra-se muito calado, pensativo. Acabei cedendo a todas aquelas investidas. Não resisti. Eis o motivo de minha traição. Voltar atrás e beijar quem eu prometi esquecer me fez sentir uma ojeriza. 

Chega o domingo. Acordei com aquela sensação de lixo. Um misto de prazer e tristeza me assolava. Como pude investir em alguém que sempre me faz chorar? Afinal, o amor representa o elo mais belo e previsível entre dois seres que se julgam dignos de um final feliz. De felicidade meu domingo não tinha nada.

Resolvi desabafar. Este meu amigo se fez presente nesta hora. Ele me mostrou o quão inútil era eu me sentir cabisbaixo por algo que já tinha acontecido. Realmente, ele estava com a razão. Chorar para quê? Lamentar-me para quê? Enfim, de que adiantava eu permanecer no lixo se tudo que já tinha acontecido não poderá jamais ser apagado? O meu amigo foi além: disse-me para ser forte. Firmeza foi sua palavra de ordem. Me mostrou que não adianta consertar aquilo que não se cola. Senti meu coração enxugar as lágrimas, estancar o sangue e abrir um sorriso.

Um amigo, por mais que ele não esteja ao lado nas horas de dor, pode sempre ser o alicerce que te sustenta nestas horas de joelhos no chão. Domingo eu tive a prova que este meu amigo se tornou peça chave no meu baú de vitalidades. Portanto, cultivarei esta amizade por muitos anos. Defenderei este laço amistoso de todas as formas possíveis. Fui, definitivamente, do lixo ao luxo. Ao contrário daquele que só me fez chorar, o meu amigo revelou que sou muito mais que aquelas lágrimas sangrentas que escorreram pelo meu rosto. Sorrir, perpetuar ensinamentos e, principalmente, acalentar corações partidos, humilhados, malogrados e feridos podem ser curados com boas palavras de um pessoa especial. Pessoa que pode ser sua mãe, seu pai, seu irmão, seu vizinho, seu cachorro... Quando se tem um amigo como o meu, ah!, tudo conspira para uma união além de meras companhias, festas e sorrisos. Palavras que confortam são muito mais que meras situações cotidianas. Este meu amigo não sabe, mas este meu ar de felicidade se deve, também, por ele me ajudar nestes momentos difíceis por quais passamos. Um amigo pode ir além daquilo que esperamos. Um amor mais verdadeiro do aquele que um dia me prometeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário