domingo, 22 de janeiro de 2012

Pense bem antes de agir

    Quem me conhece sabe: sou aquele tipo de pessoa que sempre está disposto a ouvir, confortar e aconselhar para, no fim, ver um sorriso estampado no rosto de quem está precisando. Nem sempre compreendem o fato de eu ser tão companheiro e manipulam meu gesto caridoso perante ao meu semelhante.

    Tudo começa quando alguém, sem um motivo aparente, quer descarregar sua ira em mim. O que eu tenho a ver com os problemas alheios? Acho isso tão ridículo que aguento calado e fico martelando o ocorrido na minha cabeça engenhosa de pessoa sábia.

    Todos possuem problemas. Penso: se eu for descarregar toda minha raiva em cima dos outros, o que eu estarei praticando? Injustiças. Ninguém é obrigado a receber gritos, pontapés e passa-foras por causa dos problemas alheios. Esquecem que cada ser é uma pessoa diferente. Esquecem que ninguém tem participação nas insatisfações vitais que surgem. Descarregar ira sobre os inocentes é cavar a própria cova e  cobri-la de merda. 

    A grande maioria não age como eu: que aguento tudo seriamente, recluso, calado. Existem pessoas que revidam com mais ira ainda. Nem tudo na vida são as sete cores do arco-íris. Um dia também posso mudar. Provarei que quem age com ira sobre inocentes também provará de minha ira. Tenho cara de idiota, mas bem lá no fundo existe um animal indômito que nem eu, pobre mortal em transformação, consigo controlar.

    Agir sem pensar exige competência e audácia. Por isso, pense muitíssimo bem antes de me sobrecarregar com sua ira. Ou receberás o dobro em troca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário