segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chegamos ao ápice do constragimento

    Desde criança, o meu sonho era cursar Letras. Eu amava os meus livros, as palavras, as classes gramaticais, as minhas professoras. Enfim, eu cultuava e sentia um enorme prazer pela Língua Portuguesa. Outro sonho que também me consumia era um dia me tornar escritor, ser reconhecido e desfrutar de um prestígio que só quem escreve sabe do que estou falando.

    O tempo passa e cá estou: cursando Letras, escrevendo neste blog e sendo aclamado por amigos e visitantes desconhecidos. O que agradeço muito. Afinal, é muito difícil conseguir boas críticas em um país que está constantemente em competitividade.

Academia Brasileira de Letras
    Como já disse Drummond: ''Lutar com palavras é a luta mais vã.'' Mais vão ainda é lutar contra os constrangimentos que este país me faz passar com seus políticos corruptos, pela falta de assistência à população, pelo desrespeito ao professor, a educação, saúde e outros meios. Contudo, hoje quem me faz sentir vergonha é a Academia Brasileira de Letras. Aceitaria quase tudo, mas conceder um prêmio a um jogador de futebol é brincar de ser leão em terra de abelha.

    Não aceito. Faço parte da mínima porcentagem de brasileiros que odeia futebol. Sei que tal esporte nada tem a ver com isso, mas premiar alguém só por que ele corre atrás de uma bola e prestigia nosso país com gols já é demais. Alguém conseguiu entender? Eu não entendo e nunca entenderei. Além do mais, o prêmio recebe o nome do nosso imortal e grandioso Machado de Assis. 

Jogador Ronaldinho Gaúcho e a medalha que recebeu da Academia Brasileira de Letras. 
     Lamentável ver isso: tantos cientistas, escritores, pessoas públicas que lutam para que as leis sejam cumpridas são meramente postas de escanteio, pois o premiado da vez foi Ronaldinho Gaúcho e seus gols que só deram estrelas a bandeira brasileira. Será que tal jogador sabe quem foi Machado de Assis? Quais obras ele publicou? Sua história de vida? Ou melhor: será que Ronaldinho Gaúcho leu alguma obra de Machado de Assis? São dúvidas que nunca saberei responder.

    Quem receberá a próxima medalha? Afinal o prêmio é concedido ''a pessoas que muito contribuíram pela cultura e as letras no país.'' Vamos assistir mais um episódio e observar que nem sempre as coisas saem como previstas. Sinto orgulho de Machado de Assis, um dos fundadores da ABL. Clamo por todos que lá estão, pois estes sim contribuíram com a cultura e, principalmente, com as letras do Brasil com seus escritos e descobertas. Sentir orgulho deste país, por completo, é algo que nunca partirá de minha pessoa. Enquanto vangloriarmos quem não merece, estaremos enterrando vivos quem realmente merecia um prêmio e, quem sabe, até uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. 

    Portanto, vamos continuar assim: fingindo que tudo está muito bem. Que tudo neste país é aceitável. Passando vergonha por quem não está contribuindo com as Letras do Brasil. 

Um comentário: