sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O meu amor por Maca: Macabéa.

   Eu sou uma pessoa apaixonada por livros. E isso não é segredo para ninguém: quem me conhece sabe que sou um grande admirador dos livros. Acho que esse foi um dos motivos que me levaram ao curso de Letras. Desfrutar do universo das palavras sempre me instigou muito.

   O que também não é novidade para ninguém é a minha admiração e amor por Clarice Lispector. Fã de suas obras, conheci a autora ainda no meu ensino fundamental. Lia seus contos, mesmo de forma esporádica, nos livros didáticos. Como eu me deliciava! E o deleite alcançou o seu estopim quando eu passei a ler seus romances. 

  Lembro-me perfeitamente o primeiro de li: Perto do Coração Selvagem. Além de ser o primeiro romance de Clarice, foi a minha primeira experiência romanesca com a autora. Como eu me identifiquei com aquela protagonista, a Joana. E, assim, se sucederam Água Viva, A Maçã no Escuro, Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, A Paixão Segundo G.H. e a A Hora da Estrela. Este último, por sua vez, foi o que me causou mais impacto. Como eu fiquei estarrecido com a história de Macabéa. Como esta humilde personagem mexeu comigo, fortemente.

(Marcélia Cartaxo, atriz paraibana, na pele de 'Macabéa' no filme ''A Hora da Estrela'', de Suzana Amaral. (Brasil,  1985)
A história da nordestina Macabéa, narrada por Rodrigo S.M., datilógrafa que migra para o Rio de Janeiro, onde se apaixona por Olímpico de Jesus. Os sucessivos enredos nos prende a atenção: a perda deste para Glória (sua companheira de trabalho), a de  ida de Maca à cartomante, seus sonhos, desejos e vontades, sua morte. Poucos romances me fazem chorar, mas com A Hora da Estrela foi diferente: como eu derramei lágrimas por Macabéa. Maca sempre será, para mim, uma das grandes personagens de nossa Literatura.

   Li A Hora da Estrela em dois dias. Foram os dois dias mais prazerosos de minha vida. Um prazer em ler, deliciar-se com palavras puras, singelas, encantadoras. Macabéa nos emociona, nos diverte, apaixona. E prosseguirei minhas leituras de Clarice. Muitas Macabéas podem surgir, mas só esta me emocionará profundamente. Macabéa. Vida e amor incomensuráveis. 

2 comentários:

  1. Vou procurar esse livro "A Hora da Estrela", fiquei curioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se surpreender. É uma história simples, mas encantadora. Leia e me conte o que achou.

      Excluir