terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Respeito Desabafado*

    Certa vez, me perguntaram qual o método utilizado por mim para conseguir carinho, admiração e respeito. Não consigo responder e fico até meio sem jeito quando me submetem a tal elogio. Costumo falar (pelo menos tento) que não há um método específico e que o respeito é o mestre dessa união ''amigável''. Dizem, também, que eu possuo um status diferente, que não preciso me submeter ao ridículo para poder demonstrar o que verdadeiramente sou e não faço das palavras de baixo calão (ou até mesmo certas atitudes luxuriosas) para poder ser aceito no bando e sair caminhando como se nada tivesse acontecendo. Brasileiro nato, vou seguindo com esse meu jeito modesto de aceitar tais elogios e práticas. 
     Muitos dos meus amigos me consideram diferente. Vamos aos casos.
   Primeiramente: não sou de me jogar em afetações e melodramas para poder ser reconhecido. Por isso, consigo entender que não é necessário passar por situações ridículas para ser admirado e que meus amigos tenham ataques de risos por esse meu jeito extravagante de ser. Eu acho que para você ser aceito é só ser respeitoso, atencioso e sério. Nunca gostei de brincadeiras que envolvam minha personalidade íntima e nem pelo meu gosto tão vivo hoje em nossa sociedade. Segundo: não sou de falar coisas que envolvam sexo, palavrões e certo grau de ''dar em cima''. Falam que eu, mesmo possuindo esse dom fantástico de possuir certa igualdade com as mulheres, não tenho tanta obscuridade para tal causa. Meus amigos sabem que eu detesto quando uma pessoa me vir conversando, andando ou praticando outros gerúndios com amigos e confundem com outra coisa. É nesse ponto que eu concordo com o que tanto falam: sou diferente. Acho que você possuir o rótulo ''homem que gosta de homem'' não significa que todos os meninos são seus ficantes, namorados ou qualquer outra moda que tenham inventado e eu, por possuir certa meiguice, desconheço. Terceiro: contam que eu sou chato e consigo, ao mesmo tempo, possuir certo humor com as minhas histórias e situações. Meus caros, todos nós passamos por momentos difíceis, tristes, lamentosos e risonhos. Eu tenho uma rica história de vida e cá entre nós: muitos só sabem dos meus mistérios, pois, os revelo. Sempre preferi ocultar minhas situações. Revelo por cara de pau mesmo: todo ser humano adora alimentar-se com a vida de outro ser humano, então, solidário como sou eu conto minhas aventuras (não tudo, isso é óbvio!). São tantas coisas para contar, mas como já disse não revelo tudo. 
    O bom da vida é você fazer mistérios e ser elogiado. Elogiam-me por ser diferente e eu agradeço de forma igualitária, pois se sou tão adorado e querido, isso se deve a uma única coisa: RESPEITO. Com esse ingrediente fundamental da vida, nós conseguimos seguir em frente e construir grandes laços seja de amizade seja de companheirismo. Não sei receber elogios e muito menos sei me comportar de forma tão mesquinha. 
    Portanto, respeite o próximo e veja a diferença surgir. Você não precisa de razões abruptas e sim de razões concretas, verídicas, simplórias. Receber e dar abraços calorosos, andar, sair, curtir, farrear com amigos nunca é demais quando deixamos o respeito ser a chave fundamental da porta da vida, da janela da alma. Respeitar e receber em troca diversas formas de carinho e admiração, realmente, não há nada igual. De igualdade só o respeito.


*Dedico este texto para os meus amigos Kleissa Ramalho, Felipe Valentim, Tássia Raphaelle, Jayonara Lima, Mirla Farias e para todos aqueles que me entendem, profundamente.

Um comentário:

  1. Só quem lhe conhece, entende cada palavra desse texto! Parabéns pelo ser respeitoso e especial que és!

    ResponderExcluir