quinta-feira, 15 de março de 2012

Como explicar o meu amor pelos Gatos?

Hoje vou falar sobre uma das coisas que mais me agrada: gatos. Sou louco, apaixonado por gatos. Os meus gatos são os meus tesouros. Não me vejo longe deles. Cada um tem o que mais me agrada. Lamento por aqueles que já se foram, mas sempre tento, ao máximo, usufruir de todos que estão comigo atualmente.

Já tive gatos que agiam de maneira estranha. Quando lembro deles, percebo o quanto a saudade me conforta. Sim, ela me conforta. Eles sempre irão me proporcionar boas lembranças. Infelizmente, o bicho homem não suportou-os e fez o de sempre: mataram. Ridículo um ser humano matar um animal por desgosto e intolerância.

Vamos falar da atualidade. Tenho sete gatos. Por mim teria mais. E cá entre nós: os meus gatos são uma das coisas mais importantes para mim. Cuido deles como quem cuida de um mortal. Trato-os como pessoas. Eles têm nome de gente. 

Ysnobel está comigo há oito anos. Preguiçoso, chatinho e comilão, Ysnobel me transmite paz. Sempre que estou estudando, ele está ao meu lado. Cochilando, bocejando, me transmitindo deleite. Clarice é estérica! Chata, um pouco louca e detesta carinho. Minha gata Clarice é o ápice do meu amor. Como eu gosto desta danada! Ulisses é traquina. Sempre em pique, corre pela casa e me transmite alegria. Cecília é um amorzinho de gata. Tranquila, carinhosa e esperta, Cecília me transmite confiança. Gregório é medroso. Quando escuta algum barulho estranho, ele corre para se esconder. Capitu é um poço de santidade. Passa o dia dormindo. Ela não tem os olhos de ressaca, mas é a minha xodó. Joaquim é o que sofre preconceito por ser raquítico. Ele é o que mais transmite satisfação. Adora correr e brincar com a minha cadela Judite. Pode parecer estranho, mas os meus gatos são, sim, os responsáveis pelos meus melhores momentos.


Tanto carinho pode parecer babaquice, mas eu não me importo com os adjetivos alheios. Gosto e venero os meus gatos. Costumo falar que livros e gatos são os meus melhores amigos. E são. Eles me transmitem paz, confiança. Sempre que preciso, eles estão ali. Correndo, comendo, brincando... Não importa que travessura eles aprontem. Não importa quantos sapatos irei perder ou quantos livros serão rasgados. O que importa, de verdade, é que eles sempre serão os meus únicos e verdadeiros amores. 

Abaixo um dos meus poemas favoritos sobre gatos. 



O ronron do gatinho
(Ferreira Gullar)

O gato é uma maquininha 
que a natureza inventou; 
tem pêlo, bigode, unhas 
e dentro tem um motor.

Mas um motor diferente 
desses que tem nos bonecos 
porque o motor do gato 
não é um motor elétrico.

É um motor afetivo 
que bate em seu coração 
por isso faz ronron 
para mostrar gratidão.

No passado se dizia 
que esse ronron tão doce 
era causa de alergia 
pra quem sofria de tosse.

Tudo bobagem, despeito, 
calúnias contra o bichinho: 
esse ronron em seu peito 
não é doença - é carinho.

2 comentários:

  1. Sou assim tbm tenho sete gatinhos amo todos eles demais dos sete só um é macho o frajola , e tem a dominik a pérola a Isabella a mouse a lulu e a novata lua todos pego na rua abandonados ... tenho admiração gratuita por quem ama essa coisinhas lindas fofinhas e misteriosas

    ResponderExcluir
  2. Sou assim tbm tenho sete gatinhos amo todos eles demais dos sete só um é macho o frajola , e tem a dominik a pérola a Isabella a mouse a lulu e a novata lua todos pego na rua abandonados ... tenho admiração gratuita por quem ama essa coisinhas lindas fofinhas e misteriosas

    ResponderExcluir